Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Mais uma feira... mais aprendizagens!

Nesse final de semana teve feira novamente - na verdade, "mini-feira", pois a chuva nos espantou logo após o meio-dia. Mas valeu muito! [veja aqui o post da feira anterior]

Já fui mais organizada dessa vez - como o local permitia, levei dois expositores de produtos, que ganhei da Márcia. Ficou bem melhor, pois os visitantes podiam ver melhor as diferentes linhas de brinquedos. Antes, estavam "amontoados" - o que gera "confusão" e as pessoas não sabem para onde olhar! Percebam a diferença:


Essa vez tive a ajuda da minha inspiração, minha filha - brinquei muito com ela, e quando crio um novo brinquedo lembro de brincadeiras que inventamos. Ah, e olha ela aí com uma regata-LudYx de colorir, que ela pintou.

Nessa imagem dá pra ver minha satisfação conversando com uma família :)
Foto: organização Mega Bazar [desfocada para preservar a identidade das pessoas]
O movimento foi bom, mais uma vez confirmei que os nossos brinquedos atendem a um desejo dos pais: brinquedos artesanais de boa qualidade, interativos, que desenvolvam a motricidade, a concentração, a memória, a motricidade. E as crianças, mais uma vez aprovaram. Isso me deixa muito feliz, pois vejo o propósito da LudYx acontecendo!


quinta-feira, 21 de abril de 2016

Empreender com brinquedos artesanais

Faz alguns dias a Aline Camila lançou o blog Ateliê Escola - uma proposta bacana, cheia de novidades para artesãos e empreendedores. Assim como o nosso E.Arte, o blog da Aline é mais um espaço para aprender continuamente.

E para a inauguração, convidou-me para escrever um artigo sobre brinquedos - e agora o trago para leitor@s do meu blog também.

Empreender com brinquedos artesanais: um convite para você!

Não é novidade para quem me acompanha aqui que no final de 2014, por vários motivos, resolvi começar a estruturar o negócio artesanal, como um projeto paralelo à minha vida profissional. Para isto, fiz opção por um foco: o brinquedo artesanal. Continuo gostando de fazer mais um monte de técnicas, mas foco é algo essencial quando vira negócio!

Em síntese, os motivos que me levaram a escolher esse foco foram:
·         eu tenho sobrinhos pequenos para os quais queria fazer, eu mesma, brinquedos diferentes;
·         eu estava há dois anos me encontrando com um grupo de bonequeiras e tomei gosto pela ideia;
·         uma amiga abriu uma loja física de artigos para bebês e me desafiou a pensar em brinquedos que tivessem relação com a proposta dela;
·         uma de minhas irmãs representa a Feira de Brinquedos da Alemanha, a Spielwarenmesse;
·         e minha outra irmã, junto comigo, sonhava em trabalhar com estamparia x tecido de algodão.

Juntando tudo isso, nasceu a marca de brinquedos LudYx, no atelier CRiações em família & cia. Também o brinquedo artesanal poderia ser de vários tipos e técnicas – decidi trabalhar com tecido. Além disso, queria desenvolver brinquedos próprios e que tenham uma pegada de brinquedo interativo e que desenvolvam a criatividade. E foi assim que comecei com os protótipos.


Desde o início aprendi muito a respeito de brinquedos artesanais.
Há questões que eu nem imaginava – e tantas outras que, certamente, ainda aprenderei!
E você? Tem motivos para gostar de brinquedos artesanais? Já pensou que esta pode ser uma opção?

Oportunidade: brinquedo artesanal tem mercado!

Quando escolhi fazer brinquedos eu tinha a sensação de que havia espaço para o brinquedo artesanal. E fui confirmando isso ao longo do tempo: é uma tendência!
Em janeiro desse ano pude visitar a Feira de Brinquedos de Nürnberg, na Alemanha. E lá eu confirmei essa hipótese. Havia lá um pavilhão de expositores novos e os desafios para a área do brinquedo em geral, e eu vi que isso tem relação com o brinquedo artesanal. Vi muitos brinquedos feitos de tecido, de crochê e de tricô.
No Brasil, vejo que há um bom grupo de artesãos que confeccionam brinquedos artesanais com tecido, principalmente fazendo bonecas e bichos de pano – mas há muito mais que pode ser feito.
Então... se o brinquedo é diferente, bem feito e se atende às normas de segurança, há muita oportunidade para empreender nessa área!
E quando a gente pensa em brinquedo artesanal, não significa ficar fora de outras formas de brincar – mas também de aproveitar essas formas para chamar e mobilizar para o artesanal. E com isso tive a ideia de ter um jogo digital, na forma de aplicativo, inspirado em nossos brinquedos. Convidei gente pra fazer isso e nasceu o Cubo LudYx. Saiba mais aqui: http://ludyx.com.br/app-cubo-ludyx/ 

Dicas sobre a confecção de um brinquedo: como fazer, custos, preço de venda

Recentemente comecei a elaborar apostilas sobre brinquedos e como fazer brinquedos. Minha ideia é que a gente possa espalhar essa ideia do brinquedo artesanal e, principalmente, agregar valor ao brinquedo artesanal.
Então, pensando na Páscoa, produzi e distribuí gratuitamente uma apostila de como fazer o coelho com estampas LudYx, da linha criar e pintar [veja aqui: http://bit.ly/apostila-coelho-estampa]. Houve artesãs que “se ligaram”, compraram nossas estampas e conseguiram ter um ganho bem legal nessa Páscoa.

Veja o exemplo da confecção de 1 coelho:
·         Custo do material [incluindo o correio para comprar a estampa]: R$ 5,52 por coelho
·         Preço sugestão de venda: entre  R$ 17,00 e 23,00

Gostou? Então veja como começar!

Se você achou interessante, fique atenta – você poderá fazer outros brinquedos com materiais e kits de outros brinquedos que lançaremos em breve!
Comece se inscrevendo em nossa lista e receba gratuitamente o guia “Brinquedo artesanal é coisa séria” - e fique por dentro de todas as novidades! Aqui: http://bit.ly/1RF6XCW


As estampas das matrioskas também estão disponíveis em nossa loja - confira, se anime e faça as suas!!!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

A 1ª vez a gente não esquece: o atelier foi pra feira

Nesse domingo participei, pela primeira vez, como expositora de uma feira - no Mega Bazar, que tem como finalidade reunir artesãos e criativos de várias áreas para promover o "compre de quem faz".

Decidi há 20 dias que participaria e aí fui aos preparativos. Já tinha um bom estoque, pois tenho trabalhado para sempre ter um número mínimo de peças. Mas comecei a pensar em detalhes - e coisas que eu nem imaginava e fui aprendendo com a Lallana [corre lá, ela tem dicas ótimaaaas] e também com a Valéria e Juliana, da Horta de Algodão, que já vêm fazendo feiras há algum tempo.

E, claro, desde já eu digo: só dá pra encarar isso por ter uma equipe super-hiper-mega animada e dedicada!!! Liliana e Paulo na impressão, Arleti, Vanda e Alfred na confecção...tudo flui!
E também só é possível por que agora tenho mais um dia da semana para dedicar ao Atelier.

Tínhamos duas mesas à disposição. Já vi que vai ser legal ter um expositor vertical para os bichos-de-pano pintar e lavar. A Márcia, claro, já pensou e já está providenciando para a próxima feira :)

Fiz este painel de identificação - nos botões, vão sendo colocadas as parcerias: Tinta no Pano, Bugstudium, Pinhata...

Ficamos do ladinho da Horta de Algodão - vizinhança perfeita!

A Arleti foi junto - e, prevenida, tinha muitos extras que, óbvio, não lembrei [tipo álcool gel, repelente...].

E ganhamos visitas queridas - Marta e Maria Luiza. A Liliana e o Paulo vieram logo de manhã, trazer o guarda-sol - que foi nossas salvação por um bom tempo, enquanto o sol batia.

Foi um dia muito, muito quente - e por conta disso e das manifestações, pouca gente teve coragem de sair de casa! Mas foi bom, assim mesmo - e destaco:
- foi fantástico conversar com o nosso público, ouvir suas opiniões sobre os brinquedos: mães e pais, tias, avós, madrinhas se encantaram com a diferenciação dos brinquedos LudYx;
- ameeeeei ver a empolgação das crianças com os brinquedos - afinal, é nelas que pensamos!
- pessoas que nos conheciam pelo Facebook gostaram de nos encontrar e "olhar com as mãos";
- tem gente que vai voltar!
- de quebra, as vendas foram boas também!!!

Num dos diálogos com Simone Mitjans ela foi categórica: seria fundamental garantir o offline neste momento, além do online. Valeu, Simone, por esse reforço!

Os brinquedos aguentaram muito bem o calorão!!!

Kerstin não foi, mas dei um jeito de levar junto! Para a próxima, já está convocada :)

Nesse momento estava todo mundo pronto...aguardando abrir a feira!

E semana que vem tem mais - acompanhe lá pelo facebook do atelier e na página da LudYx brinquedos!

Vem brincar com a gente!!

Ah, e quem quiser ver, fiz um videozinho, direcionado aos integrantes do grupo Empreender com Arte [se quiser, peça para participar!]

Assista ao vídeo aqui.