Um post para todos os criativos - artesãos, designers, arquitetos, profissionais da moda; para quem trabalha em qualquer setor que tenha interfaces com brinquedos; pra quem trabalha com crianças - e também para mães, pais, educadores, curiosos do tema...
****************
Na semana passada tive a oportunidade de estar na
Spielwarenmesse - Feira de Brinquedos em Nürnberg, na Alemanha - que é o mais importante evento internacional desse setor. Minha irmã, da
Berg Eventos e Negócios, que representa a Feira aqui no Brasil, me motivou e eu não titubeei.
Eu queria muito ir "um dia" - pensava que isso aconteceria quando já estivéssemos com a LudYx Brinquedos mais consolidada, maior... mas vi que este foi o melhor momento!
Trago um pouco (muito pouco, uma mini-síntese!!!!)
de minhas impressões sobre o evento
(como não é permitido fotografar, incluo fotos oficiais do evento - você pode ver mais aqui).
Ressalto que a percepção é de quem cria e confecciona brinquedos artesanais de tecido, na perspectiva da interatividade, da sustentabilidade e do desenvolvimento da criatividade. Também é a percepção de quem é mãe e tia. De quem brincou com a filha e brinca e faz brinquedos para os sobrinhos. De quem teve brinquedos para brincar quando criança. De quem aprendeu muito brincando, por que pai e mãe estimularam isto. Cada pessoa que vai à feira tem interesses e percepções diversas. Se você tem outros interesses, não deixe de navegar a partir
daqui! E se algo aqui lhe interessar, certamente a Spielwarenmesse é um destino a colocar em sua lista de desejos!!
O que eu vi? O que eu aprendi?
A feira tem 12 pavilhões - alguns ainda tem um anexo. É muito grande, pois são mais de 2.700 expositores, de 60 países. Eu passei por todos os pavilhões nos 3 e 1/2 dias, mas fiquei 2 dias inteiros nos que me interessavam mais. Conversei com muitos dos expositores, conheci suas propostas e seus produtos. Troquei cartões de visita, ganhei flyers, prospectos, catálogos [em geral pedia apenas o cartão, pois assim já deu 6 kg de peso a mais na mala!].
O pavilhão 3A é o das tendências, as mais importantes correntes no setor de brinquedos nos próximos anos, os brinquedos premiados, as startups inovadoras na área do brinquedo e os novos expositores!
Os grandes temas na organização da Trend Gallery foram Train your Brain, Everyday Hero e Design to Play.
São, portanto, três desafios para quem está no mundo dos brinquedos:
* considerar, na criação de brinquedos, que o cérebro usa os cinco (ou seis!?) sentidos para aprender - então, no brincar, há que se estimular por meio deles, pois se aprende pra vida brincando;
* desenvolver brinquedos / brincadeiras que levem a criança a sentir-se parte do mundo como sujeito, a aprender a cuidar, a interagir socialmente, aprender a ter responsabilidades, ter sonhos e objetivos;
* integrar-se e buscar referências do design, da moda e da arquitetura são contribuições fundamentais para o desenvolvimento de novas possibilidades, usos e finalidades para o brinquedo.
Fantástico e inspirador!
E quer saber? Eu vi [já sabia, mas reforcei!] que o brinquedo artesanal está, mesmo, dentre as tendências. Os conceitos de interatividade e da sustentabilidade permeiam tudo que vi ali.
E isso tem a ver com a gente aqui e com muitos dos que acompanham o atelier Criações em família e cia. e a LudYx Brinquedos!!! Vi que a LudYx já acompanha algumas das tendências e isso é muito motivador!!!
Vi expositores [vários] com um único brinquedo, demonstrando que a questão é começar, é não esperar ser "grande" pra mostrar pro mundo.
Pra trazer apenas um exemplo, cito o Clip It - um "clips" de plástico reciclado para juntar tampinhas plásticas de qualquer tipo e tamanho: para brincar, ensinar e aprender! Saiba mais
aqui.
Os brinquedos de madeira são encantadores e de uma variedade incrível. Aqui no Brasil temos empresas e empreendedores criativos que trabalham com brinquedos de madeira, mas é muito pouco quando comparado ao que se vê em outros países - e às possibilidades que vi neste pavilhão
[3 e parte do 3A]. Não sei qual o motivo, mas está aí um nicho a ser ainda mais desenvolvido aqui.
O
brinquedos artesanais confeccionados em madeira e tecido [costura, crochê, tricô], principalmente, tomaram meu maior tempo. Há expositores cujos brinquedos são feitos por grupos específicos de artesãos - com evidências da economia criativa, do trabalho valorizado e relações justas e, claro, espaço para muita criação!
Ah, vale ressaltar que somente brinquedos submetidos e aprovados por organismos de
certificação necessária na produção de brinquedos, podem ser expostos na Spielwarenmesse
[vale para outras feiras de brinquedo também]. Saiba mais
aqui.
Também foi neste tema que encontrei muitos brinquedos para
crianças com deficiência.
Uma outra tendência forte é o design para o
brinquedo anti-stress, pensado para adultos - inclusive para o ambiente de trabalho.
Não precisa dizer que o mundo das bonecas e dos bichos de pano é simplesmente encantador, né? O pavilhão 1 é a perdição das bonequeiras... Há espaço, portanto, para o
brinquedo artesanal: de pano, de crochê, de tricô.
Aqui reencontrei o
ursinho que ganhei na minha infância... pura emoção!!! :)
Neste pavilhão
[2 e parte do 1 e 3], além de brinquedos para bebês e crianças pequenas, há outros produtos relacionados, como mobília, carrinhos de bebê, acessórios e decoração, mas todos com o viés da estimulação e inovação e qualidade para o bem-estar.
De novo, há muitas possibilidades e interfaces com
produtos artesanais!
Nesses grupos [pavilhões 4, 5 e 6 e parte do 4A], o que mais me interessa são os brinquedos educativos, e os materiais e kits para artesanato + faça você mesmo voltado para as crianças. Neste grupo também observei vários expositores com brinquedos fundamentados no conceito mais amplo da inclusão e também no desenvolvimento de crianças com deficiência.
Quando criança, ganhei muitos kits de presente, trazidos por meus avós paternos, meus pais, minhas tias. E, não tenho dúvida, isto me ensinou muitas habilidades, não só artesanais, mas aquelas necessárias ao aprendizado nas diferentes áreas.
Percebo que no Brasil, aos poucos há mais desses brinquedos, surgem lojas especializadas - mas ainda há muito a crescer. E me encanta, simplesmente. E por isso, sem dúvida, voltei ainda mais motivada para o desenvolvimento da LudYx e seu potencial para contribuir nesta área.
Espero ter deixado um gostinho do que foi a Feira de Brinquedos.
Fico à disposição para falar mais com você!!!
Eu trouxe na bagagem - além dessa pilha de material - muita inspiração, muita motivação para continuar neste mundo do brinquedo!
E a
Débora, da
Berg Eventos e Negócios, também fica à sua disposição, certamente! Foi um privilégio ser orientada por ela para o melhor aproveitamento da Feira!
Ah, e além da Feira, Nürnberg é linda! Mas isso é assunto para outro post!
A torre de um dos portais da cidade aparece no símbolo da feira, acima do cavalinho :)
Quer acompanhar novidades em brinquedos artesanais?
Clique na imagem ou
aqui, inscreva-se e ganhe este livreto digital.