Páginas

domingo, 22 de novembro de 2015

Por um Natal mais significativo: 4 ideias

Lá no Bugstudium a campanha é "Por um Natal mais significativo".

Foto: Bugstudium

Fiquei pensando nisso desde o dia que vi - e combina muito com o que pensamos por aqui também. E pensei: como é que a LudYx pode contribuir? Seguem 4 ideias, com base nas nossas vivências.

1 - Inove nas confraternizações com colegas, amigos e família

Desde agora, até o Natal, somos convidados a inúmeros momentos de confraternização e encerramento. Mesmo para quem não festeja o Natal por motivos religiosos, este é um período de fechamento de ciclo e projetos - e isto leva à diversidade de reuniões, encontros e festas.
Pense em formas simples e diferentes, como confeccionar juntos um origami, um cartão para trocar, uma experiência de escrita criativa ou poemas...
Essa semana tivemos a última reunião de um grupo que coordeno. Temos um ambiente de trabalho contínuo, atividade séria e desafios, sempre. Organizei a sala de reuniões de um jeito natalino. E nos minutos finais da reunião convidei o grupo a pintar sinos - e cada um levou o seu (poderiam ser trocados também). Foi um momento leve, alegre, criativo, descontraído e com afeto, como falou uma colega.
enfeites de Natal

2 - Reúna a família ou as crianças da família para fazer a decoração de Natal

Não faça tudo sozinha - escolha um horário em que todos possam ajudar a montar a decoração de Natal. Ou, ainda, encontre uma ideia de decoração simples, que possa ser feita por todos - crianças e adultos - num momento conjunto!
Estava olhando uma pasta de ideias de Natal, que montei há mais de 20 anos atrás. Encontrei esses modelinhos, que eram enfeites de árvore feitos de cartolina - podem ser feitos com materiais simples e também recicláveis. São fáceis, usando apenas papel, tesoura, cola e um pedacinho de linha...

Para facilitar, transformei em riscos. Salve a imagem e imprima em tamanho A4 e você terá as imagens no tamanho que fizemos aqui. 

Você corta duplo, cola uma fitinha ou linha entre as peças e terá o "penduriquinho" pronto! Se você se inspirar, mostre pra gente!?





3 - Pense, escreva ou promova uma pequena surpresa a cada dia

A ideia do calendário de Natal, sobre a qual falei aqui, é muito apropriada para esse período. Pode ser feito de diversas maneiras - um varal de bilhetes, um varal de corações, envelopes, saquinhos costurados e muito mais (veja aqui minha coletânea no Pinterest). E, se você correr, até dá pra ter um calendário de Natal - LudYx ainda :)
Envolva as outras pessoas, motive um a cada dia... vai ser legal!



4 - Faça presente do tipo "faça você mesmo"

Tente fazer um presente e deixe ele ser preenchido por seu afeto. E se você acha que não leva jeito compre de quem faz: produtos diferentes e criativos, feitos por milhares de pequenos empresários, microempreendedores individuais, artesãos...
Aqui a gente também tem ideias bem legais: quem sabe um presente para a pessoa personalizar, tipo as camisetas? Ou os brinquedos pintar, pra se divertir junto com as crianças?

Então, se você se inspirar em algo por aqui, ou quiser contar o que está pensando em fazer, conte pra gente!!! O Bugstudium e nós vamos amar saber! Use a hashtag #natalsignificativo pra gente poder identificar e replicar!

Abraço a tod@s

domingo, 15 de novembro de 2015

Planeje seu artesanato!

Conversando com a Mari Rodrigues, veio dela a sugestão de gravar este vídeo. Fazer artesanato para vender é diferente do que fazê-lo como hobby. Tô aprendendo isto no dia-a-dia do atelier!

Um aprendizado importante: planejar o que vai fazer ao longo do ano, nas diferentes ocasiões.
#ficaadica no vídeo.
Caso esteja recebendo por e-mail, clique aqui.


Bom proveito! E comente aqui, ou lá no youtube, o que você achou!

Inscreva-se no Canal do Youtube: aqui
Conheça a loja virtual do blog na Divitae: aqui

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

No blog Art & Casa

Faz algumas semanas a Mari, do blog Art & Casa, convidou-me para responder a uma entrevista. Prontamente aceitei. Admiro a Mari, a trajetória como artista plástica e como ela está empreendendo na arte.

Na semana passada ela publicou a entrevista no blog. Amei responder à entrevista - e ficou muito bacana. Vale a pena conferir, AQUI.

Para complementar, fiz um vídeo, que ela publicou lá, e replico aqui - um pouco mais sobre o que andamos fazendo atualmente no atelier. Clique AQUI para assistir, caso esteja recebendo por e-mail.



Já conhece meu canal do Youtube? Não? Então, inscreva-se para acompanhar :) aqui
E o canal da Mari, aqui.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Uma pecinha ou uma surpresa a cada dia!

O Calendário de Advento, ou Calendário de Natal é uma tradição em minha família.
O Adventskalender é muito popular e tradicional na Alemanha, mas seu uso tem se espalhado por todos os cantos. Aqui em casa temos um que usamos há 20 anos. Desde o primeiro Natal de minha filha isso faz parte - mesmo depois de crescida ela não o dispensa, como contei aqui. Na nossa infância nos divertimos muito também - e é nisso que a Liliana, da Tinta no Pano e eu nos inspiramos...!

Existem muitos jeitos de fazer o seu próprio Adventskalender: de papel, de tecido, com envelopes, com saquinhos, de madeira, com EVA... basta usar o termo numa busca na internet, e muitas ideias virão.

Mas o que quero contar é que este ano criamos o calendário de Natal LudYx \o/ \o/ :) \o/ \o/.

Na forma de um painel com 25 bolsinhos: e uma tag para indicar o dia. Além de significar a espera pelo Natal, pode estimular muita brincadeira:
  • ensinar a criança a trocar a tag para o dia seguinte
  • colocar a cada dia um bilhetinho: com uma tarefa, uma surpresa, uma mensagem;
  • deixar uma surpresa comestível a cada dia: uma bala, um chocolate ou o que a criança puder comer;
  • colocar em cada bolsinho pequenos presentinhos;
  • aproveitar os desenhos impressos nos bolsinhos para contar histórias, lembrar de músicas e cantigas, promover aprendizagens sobre o que está estampado;
  • motivar a criança a fazer um desenho por dia (ou se é maior, escrever algo) e guardar nos bolsinhos!

As surpresas podem ser colocadas a cada dia ou colocadas todas no início - no segundo caso, é um interessante exercício de espera para, só no dia certo olhar o que tem! Se forem mais crianças, os dias de cada uma podem ser alternados, o que estimula o respeito à vez da outra!

E ainda tem o modelo de montar: 25 pecinhas que são fixadas com botões de pressão e, até o Natal, a árvores está montada!

Então, se apresse: compre logo o seu!
Quem comprar e efetivar o pagamento até 16 de novembro tem um preço especial - e garante tê-lo até o dia 1º de dezembro!
Clique AQUI!
E, claro, além desse calendário, há várias opções de brinquedos artesanais, interativos e seguros para as crianças neste tempo de Natal e de férias. Tenho certeza, você vai achar um que vai encantar!
Abraço!