domingo, 20 de outubro de 2013

Domingo depois do almoço: descansar fazendo uma cortina !?

Editando o post para levar na BC fotos da Dani Moreno, que hoje é "de um cantinho da sua casa".
******************************
Hoje acordei mais tarde. Quando cheguei na lavanderia, vi que as plantas estavam torrando no sol.
Embora seja ótima toda a claridade que há ali, o sol já está muito quente e vi que as plantas, que mudei para ali não faz muito tempo, não aguentariam daqui pra frente, com o calor que vai aumentar.
Peguei um pedaço de tábua, pra fazer de tapume - mas além de feio, de nada adiantou.
Aí resolvi que faria uma cortina brise-brise. Este nome aprendi com a Margarete, e cada vez que faço uma, lembro dela. Então procurei tecido - achei um (que estava há uns dois anos esperando ser transformado em uma camisa de verão) e que tinha bem o verde musgo e azul que combinariam naquele canto.
Tive que fazer uma emenda, mas deu!
Aqui, olhando pelo lado de fora.
Este é um canto de bagunça, mas bagunça organizada - peças para reaproveitar, sobras de marcenaria, cavaletes para a pintura em seda, panos de limpeza, baldes, cadeiras para usar no terraço, jornais pro xixi da Kimy...tudo ali. É bom ter um espaço para isto! Aliás, vejam a Kimy, ali, cuidando do que é dela.
E agora, as plantinhas que estão ali, poderão usufruir da iluminação sem, no entanto, torrar!
Junto com as plantas, os espantalhos, as ferramentas de jardim e outras fofurinhas - inclusive o cestinho da Mara Lúcia e o mini azulejo reciclado da Silvana, que trouxe lá do encontro de blogueiras de Sampa. No detalhe, dá pra ver melhor.
Agora, tenho outra brise-brise esperando por mim, no gabinete. Lá não fui tão rápida e pendurei uma canga provisoriamente. Espero que não seja por muito tempo!!!
Abraços e ótima semana a todas/os.

Quer ver mais sobre essas cortinas? Clique aqui.

Dica para a fixação
Margarete perguntou como eu fixo a cortina - de fato, eu não mostrei.
A cortina é costurada na medida da largura da janela. Na altura, neste caso, fiz 1 cm menor. Para prender uso pequenos ganchos, aos quais a cortina é presa com alças de elástico.
Como as minhas janelas (nesse caso uma porta) são de correr, optei por cortinas bem esticadas. Trilhos também poderiam atrapalhar o fechamento / abertura da porta. No detalhe, dá pra ver melhor.
Caso se queira cobrir bem a janela, na parte superior e inferior, basta fazer a cortina mais comprida e colocar o elástico por trás, como nesta, abaixo.
Outros jeitos de fixar você pode ver aqui aqui.
Então, espero ter ajudado. E se você quiser ver mais cortinas brise-brise, clique aqui.

********************************************************
Clique na figura e veja outros cantinhos fofos fotografados!

Curta a página do CRiações em Família & cia. no Facebook: aqui.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pé de máquina de costura e botões comestíveis!

A Priscila fez um post mostrando a utilização criativa de pés-de-máquina-de-costura, que @FernadaReali compartilhou lá no facebook, o que me levou ao blog Arte D'Casa para conferir. E me inspirei pra mostrar o meu pé de máquina que, por enquanto, virou mesa auxiliar.
Veio pra cá com essa boneca pendurada. Dá pra adivinhar de quem ganhei?
 No meu aniversário chegaram aqui, @MárciaBalz, @MartaAndrade e Kátia, acompanhadas de ajudantes especiais, que carregaram o pé escadas acima. E me deram a lindinha, de presente.
E eu, não me contive. Mal elas chegaram, e pra aproveitar que ainda era cedo da noite, resolvi cortar uma tábua (uma ex-porta de um armário) - e deixei as visitas ali, plantadas, ouvindo barulho e comendo pó :) E ficou assim:
Pelo menos esperei as visitas irem embora pra parafusar!
As gurias sabiam que eu planejo um pé de máquina para o balcão do lavabo. E eu tinha até já tinha encomendado o pé (Márcia era a intermediária do negócio). E acabou que o ganhei. Ah, e foi a Márcia que pintou o pé! Mas enquanto não sai reforma no lavabo, está sendo muito útil como mesinha auxiliar.
Obrigada gurias!!!!
Ah, e conteúdo para a mesinha auxiliar do café do dia seguinte, também veio: botões comestíveis, feitos pela @MartaAndrade. Além de lindos biscoitos, também deliciosos! Ah, e claro, a boneca também é CRiação dela.
Meu aniversário (que foi há mais de mês!) foi cheio de CRiações comestíveis, de tricôs, costuras... Estarão em próximos post!

Curta a página do CRiações em Família & cia. no Facebook: aqui.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Só mais duas...

A saga das luminárias - ou das cúpulas - está mais demorada do que eu previa. Mas com o feriadão, conseguia terminar as que aqui ainda estavam pela metade. A que estava mais tempo esperando ser terminada era esta.
Ela foi confeccionada com tecidos de mostruário de estofaria, que ganhei da @MárciaBalz. Alguns foram utilizados aqui; outros no revestimento de um dos armários do atelier. Mostro outra hora...
Gostei desse detalhe das bolinhas. Inspiração lá do Tacho da Pepa (só não consegui copiar o pé do abajur delas, pq não tenho um armário com aquelas "tralhas" lindas) - e da Gélia que mostrou aqui, uma customização de abajur utilizando esse detalhe.
A função dela é iluminar bem em cima da máquina de costura - pra quem não viu os outros posts, são 7 luminárias para clarear áreas bem específicas no atelier!
A outra pronta mostro no próximo post da série. As duas que faltam... não sei quando!!!!

Curta a página do CRiações em Família & cia. no Facebook: aqui.

sábado, 12 de outubro de 2013

Primeiro dia de aula...de muitos!

Eu já ia na pré-escola, mas entrar na escola, no primeiro ano, foi uma experiência marcante, da qual lembro até hoje -  da "Dona" Sueli, do processo de aprender a ler e escrever, do dever de casa acompanhado de perto em casa... Na imagem, o registro do primeiro dia de aula (Liliana espiando lá no fundo!).
Neste dia eu nem imaginava que tantos dias viriam pela frente - no ensino básico, na faculdade, no mestrado, no doutorado. E não há dúvidas de que esse começo, na escola e em casa, foi fundamental para a trajetória acadêmica, para aprender a estudar e para entender que tudo exige dedicação e foco. Sou muito grata às oportunidades que tive.
Mas nem só letras e números foram aprendidos com a Dona Sueli. Vejam eu aí, num outro dever de casa: bordado! (já comentei desse aprendizado na escola aqui)
E quem diria, que anos depois, eu estaria fotografando minha filha, também em seu primeiro dia de primeiro ano! Na mão a "Schultüte" - tradição alemã no primeiro dia de aula: um cone com guloseimas, materiais para a aula, dentre outros. Esta eu fiz com cartolina e papel de seda.
Desde o primeiro dia, organizar a escrivaninha, o canto de estudo, os materiais.
Acompanhá-la em seu processo de alfabetização foi aprendizado e entendimento de que os tempos eram outros...novas formas de aprender e de ensinar estavam aí. Tanto a Kerstin, quanto eu, temos lembranças e muita gratidão à Marisa.
Não sei onde ficou a foto da Kerstin com a Marisa... mas fica aqui uma foto feita na sala de aula.
Um beijo pras ti, Marisa! Seja feliz, sempre!
Também sou muito grata por poder oportunizar a ela tudo isso! E essas mãozinhas, hoje, estão assim... e elas estão seguindo a vida acadêmica, mostram-se felizes no início da faculdade e já as percebo prospectando, com o envolvimento em Iniciação Científica, o mestrado, o doutorado...
(Sei que é da Sephora, mas não enxergo o nome da cor...e Kerstin saiu - ainda bem que já estou com receita pra trocar o óculos!!!)

Obrigada queridas professoras Sueli, Marisa e todos os mestres que nos acompanharam!
E para minha criança crescida, neste dia da criança, um beijo especial!!! Te amo! Que mantenhas, sempre, a curiosidade, a vontade de conhecer e aprender, em qualquer lugar...

Fernanda Reali

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Era uma vez uma janela...e um banco!

Fim-de-semana teve churrasquinho na casa da minha irmã e meu cunhado. A casa continua em plena transformação, sobre a qual já falei por aqui. Essa vez, amei ver o armário-porta-espeto que fizeram com uma das janelas que sobrou!
Dá pra entender como é? A janela, com marco e tudo, foi colocada contra a parede... e pronto!
Abaixo, fechada, dá pra ver como fica. Caroline reclamou que eu fotografei antes mesmo de ter sido pintada...precisa?
Fica do ladinho da churrasqueira, pra facilitar a vida do assador! Cá entre nós, saiu uma carninha deliciosa!
Agora, babei com a mesa de centro da sala. Era uma tábua de banco. Foi cortada ao meio e montada sobre os pés de inox!!!!
E pra completar, ali atrás o baú, que ficava ao lado do fogão à lenha na casa dos meus avós paternos (Oma e Opa). Eu lembro dele quando era criança então...tem pelo menos 5 décadas!

Eu amei! E vocês? E tem mais coisas, que ficam para outra hora!!!

Curta a página do CRiações em Família & cia. no Facebook: aqui.

domingo, 6 de outubro de 2013

Brincadeira de criança

Influenciada pela Sarah e pelo pequeno Thomas, e também pelas Bonequeiras, os brinquedos de criança têm sido presença entre as CRiações - não só minhas, mas na família. A Liliana, com seu talento como marceneira, fez brinquedos reutilizando caixas de madeira, como estas abaixo.
Fez um baú de brinquedos para o Thomas.
E, claro, ele logo achou um jeito de brincar...
Para uma Sarah, uma caixa para guardar rabicós e outros acessórios.
Eu, como falei aqui, vou me arriscando a criar uns brinquedos em tecido... Depois das baleias que fiz para o Thomas, fiz outros painel, sob encomenda - foi a estréia da minha nova máquina de costura.
Como falei, colaborar com as Bonequeiras sem Fronteiras também têm sido um incentivo. Hoje foi dia de preparar ação em Novo Hamburgo. Fomos na casa da @SandraAmorim, ajudar na organização para uma ação delas no próximo sábado. Fomos daqui, @Marta, @MárciaBalz e eu. @DanielaGarcia também estava lá! Além de nós, um grupo de amigas da Sandra.
Foi uma tarde ótima!!!
Nessa foto feita pela Dani, dá pra ver que era taaaanta boneca, a ponto de ficarmos escondidas...
E para continuar, mais uns tecidinhos esperando transformação em brinquedos!
Esmalte Radiant Red (MK).

Fernanda Reali


Curta a página do CRiações em Família & cia. no Facebook: aqui.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Jeans, de novo!

Ganhei um cabide da @MárciaBalz. Junto com ele, ela deu a ideia de fazer um porta-treco com jeans. Eu estava sem tempo e comecei apenas um porta retrato, com cordão...
Ficou assim por váááárias semanas. Agora está pronto, outra hora mostro.
Aí a Márcia trouxe mais um - e não deu mais pra resistir.
Fiz o organizador!
Aqui ele pronto - tenho o PAP fotografado. Com calma, mostrarei. Mas não tem mistério.
Depois, já no lugar, pertinho de tudo no atelier.
Serve como cenário também... o anjinho que levamos para as queridas Lia e Virgínia se pendurou ali... (@MartaAndrade que nos ensinou a fazer).
Então, fica mais uma ideia para reaproveitamento de jeans...

Curta a página do CRiações em Família & cia. no Facebook: aqui.

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...