Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Música na estrada - leva tua filha pela mão

A Dani Moreno, do Blog Moça de Família, que gosta de músicas, está propondo uma Blogagem Musical, para acontecer nas quintas-feiras. Como essa semana ainda estou de férias, dá pra estar lá, prestigiando a inauguração!
Nessa semana ela propôs que se falasse de música para ouvir no volume máximo.
Eu não gosto de música em volume máximo - nunca ouvimos assim em casa, pois moramos em apartamento e acho que vizinho não precisa gostar do que a gente gosta. Então, mesmo quando colocamos um volume mais alto, é com moderação.

Mas tem um lugar que colocamos mais volume (nem tanto): no carro, em viagens de longa distância, na estrada, quando o volume não atrapalha a direção (na cidade me atrapalha).
Geralmente, é a playlist da Kerstin - que eu também gosto. É bem eclética, tem de tudo. Quando viajo sozinha, aproveito para ouvir alguns CD antigos que tenho ali comigo e que só eu gosto...

No sábado passado, quando vinha da praia, ouvi este, Meisterstücke, da Nana Mouskouri. É uma cantora grega e que interpreta músicas de diversos países. Neste CD, apenas em alemão.
Ouvi várias vezes uma das faixas: Gib Einem Kind Deine Hand (letra aqui, em alemão; aqui, em inglês). Numa tradução livre, seria algo como Leva teu filho pela mão - ou - Leva uma criança pela mão.
São várias estrofes, mas para não cansar, cito apenas uma (a última), que é conflito eterno das mães - pelo menos, meu! Vou usar a ideia de filha, aqui - e traduzo do meu jeito (a partir do alemão - a versão em inglês é um pouco diferente):

Deixe sua filha aprender a andar sozinha
Andar com seus próprios pés
Os primeiros passos serão inseguros
Segure-a apenas como presente
Então aprenda a não ficar no seu caminho
Ensine sua filha a caminhar, a avançar pelo seu próprio caminho.

Difícil, né? Ainda mais difícil quando estão à mercê de um mundo em que há riscos, principalmente aqueles gerados pela violência, falta de informação, descaso, loucuras, uso de drogas, por irresponsabilidades, dentre tantos outros (essa semana, ficamos ainda mais sensíveis a isso)... Mas acredito e tenho tentado fazer isso todos esses anos com minha filha, com sobrinhos, com alunos: dar colo, dar a mão, tê-los nos braços, sem deixar de preparar para a vida, deixar caminhar e fazer seu próprio caminho...

Então, essa é a minha música para ouvir em volume alto hoje. Imagino que seja do gosto de poucos - mas na minha diversidade musical, isso também cabe!
Se quiser, ouça aqui - esta é uma versão em francês que, pelo que vi, está disponível tanto pra PC como para celular/tablet.

E aproveito pra deixar essa música pra Sandra (Sandra Bugs e Bugstudium), minha amiga, comadre, blogueira, artista, que hoje está de aniversário - e, como a Dani Moreno, mora em Blumenau. Com ela já dividi e aprendi muito do que essa música diz!
Parabéns, Sandra!

sábado, 26 de janeiro de 2013

Férias - também sobra tempinho pra criações!

Já falei ontem, no post das Pequenas Felicidades, um pouco das férias, que estão ótimas.
Na praia, além de descansar muito, divertir-se com a família, comer bem, caminhar bastante na beira da praia... também sobram algumas horinhas para criações. Essa semana foi a vez de fazer um baú para guardar brinquedos, para o meu pequeno afilhado. A irmã dele também ganhou um, como mostrei aqui.
Kimy, que também se diverte aqui na praia, fazendo pose pra foto!
Como em toda peça de madeira, primeiro vem o fundo branco.
Depois vem o desenho, a pintura. Carol, minha irmã que passou o findi aqui também, registrou o durante...
Por dentro forrei com tecido. O desenho copiei dos trabalhos que minha irmã Liliana fez para a cama do Thomas, que mostrei aqui.
No início da peça, o esmalte do início da semana.
Agora, o Sereia (Impala), pra combinar com a peça, com a praia.
Essa é a caixa de tintas que trouxe junto. A próxima peça já está a espera.
A Kerstin também pintou unha hoje...
Boas férias pra quem as têm nesse período!
Fernanda Reali
E se alguém quiser, aqui tá rolando Galeria de Verão...!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Felicidade é...

* estar de férias, já há duas semanas!
* estar na praia, na casa de mãe e pai (veja a casinha de praia, cheia de criações!)
* ter a filha por perto, a semana inteirinha, 24h! Aproveitamos e fomos juntas conhecer o Ceclimar, Museu de Ciências Naturais aqui no Litoral. Na foto, Kerstin - a futura bióloga, já matriculada na Universidade - observando o esqueleto da baleia jubarte, que em 2010 encalhou e não sobreviveu.
E as pequenas felicidades de alguns dias atrás, antes de vir pra cá:
* encontrinho com as amigas blogueiras. Tá, estamos precisando melhorar as fotos... pra isso, Terla, que não aparece na foto, chegou mais tarde ao encontro, pois começou um curso de fotografia... Da esquerda pra direita: Lizza, Fabiane, Marta, Iara e a anfitriã Valéria. Casa deliciosa lá na Zona Sul de Poa!!! Obrigada, querida, por nos acolher num fim de tarde tão gostoso!
*ganhei sorteio no blog da Gélia, Eu que fiz...ou quase isso. Veja lá no blog dela, tem um slide que apresenta o significado da pulseira - ela conta a vida de Jesus. E tem muito mais coisa legal pra se ver lá! Obrigada, Gélia!
* e estou muito feliz com um convite que ganhei, para uma atividade relacionada ao meu trabalho. Uma dica: precisei sair correndo para renovar o passaporte... dia desses, contarei. Deixa chegar!

Post participa lá no Botõezinhos. Clique na figura e veja felicidades das blogueiras!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Antes e depois do papel de parede

Não estava planejado, mas Kerstin e eu fomos à Tok&Stok e vimos os papéis de parede. Ela se encantou e logo pensamos no hall de entrada que precisava de um up. Depois de duas tardes de aventura e a colocação de um espelho, ficou desse jeito:
A estampa, eu diria, é própria para iniciantes, pois tem uns risquinhos - como se fosse pátina - no fundo, que escondem imperfeições e dobrinhas da colocação... aqui, antes do espelho.
Não vou explicar aqui como coloca, pois há inúmeras explicações por aí, pequenos vídeos, etc. Eu segui a instrução que veio no rolo de papel e deu certo. Mas, em síntese, tirei pregos e fechei os buracos da parede, pintei o rodapé e a janela de branco, lixei imperfeições. Na colocação, cuidar para estar reto é o mais importante - e por ter desenhos, fazê-los encontrar-se no detalhe, é fundamental!
Nessa parede eu ia fazer uma galeria de girassóis. Mas resolvi que estes vão para meu atelier - e aqui devia ser algo de comum acordo entre nós duas! Suei um cadinho, mas valeu!!! E a Kerstin, fez uma boa escolha - e ajudou quando me vi em apuros!

domingo, 20 de janeiro de 2013

50 anos de recordações!

Há alguns dias nossos pais comemoram Bodas de Ouro - 50 anos de casados!
Para comemorar, convidaram a família e os amigos.
É uma alegria ter os pais junto da gente, saudáveis, entusiasmados e agregadores.
Vejam eles aí, há 50 anos!
Como presente, fizemos um foto-álbum recordando os 50 anos e, além disso, a Liliana, minha irmã, fez esta manta-de-recordações para o pé da cama - sim, eu só faço almofadas, mas ela é muito mais corajosa e faz colchas, mantas...
Estas somos nós - Papi, Mutti e as 4 filhas. Família linda, não?
Amamos isto!

sábado, 19 de janeiro de 2013

Música em família

Um dos momentos significativos do Natal foi a nossa participação, como família, na comunidade em que meus pais são ativos. Nos juntamos e acompanhamos as canções natalinas.
Meu pai no teclado, minhas irmãs, minha sobrinha e eu na flauta; meu cunhado e sobrinho no violão.
Gostamos de fazer isso - e, sempre que dá, nos exercitamos nas notas musicais...!
A pequena Sarah estava ali, de olho em todos nós!
Hoje estou de volta à praia - depois de 3 semanas os girassóis que mostrei aqui, já estão todos florescidos! O esmalte é o Verd Canard (Yves Rocherd) - vidrinho de 2ml, cobertura completa com uma camada, secagem ultra-rápida... Troxe de Paris e já me arrependi de não ter trazido muitos mais!
BC Esmalte X Música
Fernanda Reali

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Kimy virou almofada!

As almofadas de recordação que fiz até hoje, sempre foram no tamanho "normal" de 40 X 40. Alguém as viu e pediu orçamento para outros tamanhos. Aí experimentei dois modelos menores, baseada nas que ganhei da Eva e da Ju. Aproveitei que tinha fotos da Kimy impressas (faz tempo!!!) e fiz as recordações da Kimy...
Uma tem o tamanho de 38cm X 18cm. Tem a foto da Kimy bebê, com 2 dias... quando fomos conhecê-la!
A outra é quadrada, mais ou menos 18cm X 18cm. Ali uma foto dela com a irmazinha. E ela pequena, aprontando!
E claro que a dona das fotos, tinha que xeretar! Aqui também, para comparar, uma almofada em tamanho "normal".
Quer saber como faço estas almofadas?
Veja o PAP.
Esse post participa:
 Creations by Kara 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Zebra na roupa de cama, no pijama...

Já mostrei o quarto da Kerstin aquicom destaque à parede zebrada que pintamos, ela e eu, na cabeceira da cama. A estampa inspirou minha mãe na escolha da malha para costurar a roupa de cama, com a qual presenteou a Kerstin no Natal 2011.
Neste Natal, ela costurou o complemento: um pijama de soft, que no inverno daqui é muito adequado. E é fofo, demais!
Delícia ter avó criativa e talentosa, não?
Veja aqui a roupa de cama que ela costurou pra mim!

Acabei de ver que tem Mosaico lá na Rejane... clique e veja! Levei esse post pra lá!

sábado, 12 de janeiro de 2013

Frutas orgânicas!

Eu gosto muito de frutas. E gosto de fazer vitaminas, sucos diferentes. Desde novembro isso tem sido melhor ainda: descobri alguém que vai, semanalmente, na feira de produtos orgânicos, na Redenção. E melhor: ela se dispõe, cobrando uma pequena taxa, a fazer a compra da minha listinha e trazer aqui em casa. É uma delícia. Muito mais saudável, muito mais saboroso.
Agora nas férias não estou pegando e já senti falta! Aliás, falando em férias, estou de folga desde quinta-feira. E desde lá faxinando e colocando ordem na casa, que estava um caos. Com isso, não fiz unha hoje. Mas segue a foto que eu tinha feito semana passada pro tema verão (Coral - Impala).
Aliás, fruta e verão - tudo a ver!!!
 Meus pais semearam girassóis em frente à casa. Os primeiros estavam florescendo quando fui no Ano Novo! Lindos!
Mas quem ficou realmente pronta pro verão foi a Kimy - peladinha pra aguentar o calor e pra brincar a vontade na praia!!!
Fernanda Reali

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Retrospectiva de criações 2012

A Mara, do blog Artes e Arteirices, propôs uma retrospectiva de projetos que fizemos em 2012. Gostei da ideia - soube pela Fernanda Reali - e resolvi buscar alguns projetos centrais que me envolveram neste ano. Clique e confira os projetos na íntegra! E, quem sabe, se inspire também! Ah, e não deixe de olhar os destaques das outras blogueiras lá no Artes e Arteirices.
Um dos projetos mais trabalhosos do ano foi a renovação de um sofá com jeans. Mas valeu, muito!
Renovação de um cantinho com cores e reaproveitamento de uma persiana. Cada dia gosto mais desse cantinho, que ficou muito diferente do que era!
Malhas de ginástica para a Kerstin. Foram projetos que me ocuparam bastante, mas amei fazer cada uma delas! As duas foram pintadas e bordadas... Veja aqui e aqui.
Usei garrafas pet para fazer um ovo de Páscoa. Gostei de desenvolver esse projeto, reutilizando garrafas. E fiz vários... Logo vem a Páscoa, então vá separando as garrafas. Tem PAP no post indicado.
Nosso terraço era sem graça e ganhou muitas cores! Gosto de usar cores na decoração e, com isso, acabo tendo várias latas de tinta diferentes - que, nesse caso, aproveitei e deu um colorido próprio.
Usei uma velha fechadura para fazer um porta-chaves! Gostei dessa ideia de usar uma peça para transformar em outra.
Aventurei-me na costura - e fiz algumas roupas para a Kerstin. Destaco o vestido de paetês.
E assim vai... estou sempre criando em diferentes frentes.
Quando olho pra trás vejo que é sempre assim: diversidade.
E isto me inspira sempre mais...

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Cantinho colorido e aproveitado

O segundo semestre foi bastante cheio de atividades. Ainda assim, não parei de inventar e criar por aqui - só não tive, foi tempo de incluí-las no Criações em família & cia. - este, sim, ficou mais parado!
Começando de trás pra frente, mostro aqui o resultado de um "faniquito" que me deu no dia de Natal. Terminada a festa no dia 25, voltei pra casa e tirei do carro duas persianas que ganhei da minha irmã Caroline - sobraram da casa que estão reformando. Aproveitei o calor, lavei com mangueira e resolvi aproveitar uma delas, assim, mesmo, na cor original.
Eu precisava de um espaço para umas panelas... e foi acima da churrasqueira que fiz a prateleira.
Comecei colocando cor na parede. No dia em que terminei a Helka falou disso no blog Forma: Plural, aqui - a pintura que rapidamente muda um canto! E foi isso que fiz. Usei a mesma cor coral que utilizei em outro canto da cozinha (aqui) - e para compor com a cor da persiana e com o porta-espetos. E pra não fazer a parede inteira, resolvi pintar uma barra, inspirada num adesivo que vi no blog Lett Criações.
Nesse canto também deixo umas cadeiras-reserva. Claro que, quando não estão em uso, a Kimy trata de usá-las! Aliás, reparem na portinha dela, ali no canto inferior direito - pedi ao marceneiro, assim pode estar tudo fechado e ela pode ir pro terraço.
Gostei do resultado... deu vida ao cantinho. E, quando fizermos outro churrasco, será bem melhor do que com a parede clarinha...
A reforma está deixando a casa da Carol linda - e rendeu várias doações para minhas criações: além das persianas, uma janela (com a qual vou fazer algo como esta, do Tacho da Pepa), 2 fechaduras (uma mostrei aqui), gaveta... A promessa é que, hora dessas, vou ajudar a criar por lá!