O post que segue, publiquei no início de 2011, aqui na praia. É a história da recuperação de uma peça decorativa. Aproveito para republicar hoje, ao participar do tema da BC Esmalte = objeto de decoração!
Detalhe da recuperação do antigo vitral |
Não lembro bem quando, mas foi lá pela sexta ou sétima série do ensino fundamental, nos anos 70, na aula de artes. O trabalho era fazer um vitral, para o que usamos durepoxi para fazer as linhas do desenho, cacos de vidro de parabrisa para prencher os espaços e anilina colorida para pintar. Era o material da época. Lembro que vários de nós gostamos de fazer. Não encontrei uma imagem da época, para mostrar aqui...
Como vários outros trabalhos, minha mãe ainda o guardava, mas pouco restava. Aliás, nada restava do trabalho - a não ser a moldura bonita de ferro e a lâmina de vidro com algumas sobras de durepoxi e anilina. E o resto veio para a praia, esperando uma renovação. Pra ter ideia de como estava, um cantinho:
E foi o que tentamos fazer. Como não estou trabalhando com vidros e vitrais, não tinha material para isto e nem queria comprar. Então, fiz de outro jeito... Ficou assim - mas não é um vitral! Aliás, vitrais são a especialidade de meus tios Judith e Leonhardt, do Atelier Arte Múltipla, de Joinville/SC)
Pintei o vidro com um fundo universal. Depois fiz o desenho com antúrios brancos, que era o que havia no original também. Aí pintamos com PVA - as cores escolhidas pela Kerstin. Para lembrar um pouco das características do vitral, fiz os contornos com relevo metálico e passei um verniz vitral.
Enfim, ele novamente está na parede!
(até aqui o post de 2011)
_______________________________________________________________________________
(até aqui o post de 2011)
_______________________________________________________________________________
Há muitas outras peças que têm história na casa de praia. Um pouco delas você pode ver no post Relíquias e lembranças!
Além dessas, fotos de nossa infância e dos netos, estão pela casa, como esta foto da Kerstin, quando tinha 8 meses! As mãos de hoje são essas, da Kerstin (com Shar Pei, Risqué), segurando sua própria foto, que é daquelas que os fotógrafos vinham na casa pra fazer...! Tanto a mãozinha pequena, como a de agora - da vontade d morder, ão é?
Abraços e ótimo fim-de-semana pra todos! Aqui na praia está liiiindo!
Esse post participa: