Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Mais uma brise-brise pronta!

Agradeço a todas/os que andaram por aqui e me motivaram a continuar com as minhas cortinas!
Com o comentário da Margarete, do Blog Margarete Arquitetando - que sempre tem novidades, ideias e achados muito interessantes e, portanto, vale a pena conhecer! - aprendi que o nome desse tipo de cortina é brise-brise!
Então, segue a segunda: fiz com um voal que, de dentro, dá essa transparência. Essa parte das janelas preciso que seja assim, bem iluminada! Apliquei uma faixa de renda para tornar mais delicada.
DEPOIS:
Como podem ver, mudei um pouquinho em relação a anterior. Como é vidro mais largo não encontrei bambu fininho com esse comprimento. Então, só fiz alcinhas de tecido para fixar nos ganchos. Fica fácil de tirar para lavar e recolocar! Para prender as alcinhas, costurei um viés de algodão, para ficar mais firme.
ANTES:
Agora só faltam mais 8...!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Colorido da Páscoa em velas

Minha mãe aproveitou o fim-de-semana de chuva e produziu mais velas.
Além de gostar muito dessas velas, amei o colorido das imagens que me enviou!!!
Olhando mais de pertinho... e essa é com girassóis!


Para saber mais, clique aqui!

domingo, 27 de março de 2011

Cortina - solução

Precisava achar uma solução para as janelas de nossa cozinha.
Até o momento há persianas em todas as janelas, que já estavam instaladas quando compramos o apartamento. Ocorre que estão muito danificadas e o forro - uma das coisas da lista de reformas necessárias - não suportaria novas persianas e nem trilhos de cortinas. Além disso, não queria qualquer outro tipo de cortina esvoaçante, pois cada vez que se abre a janela, fica voando, fazendo barulho ou batendo nos objetos, pois venta muito.
Enfim, vejam a solução - fiz a primeira das 10 janelas que têm nesse espaço.
A solução precisava garantir: iluminação, privacidade, fácil remoção para limpeza e abertura da janela. Lembrei de cortinas que via antigamente em algumas casas.
Usei tecido liso e mais translúcido numa das partes e um algodão levinho na outra.
Fixei em varinhas de bambu que, por sua vez, ficaram engatadas em ganchinhos que coloquei depois de fazer um furinho com uma broca para metais, conforme dá pra ver no detalhe que segue.
Na imagem abaixo da pra ver a possibilidade de abrir, sem problemas.
Na figura abaixo, o ANTES, com a persiana que, nessa janela, eu deixava assim, pela metade pra garantir a iluminação e não ficar 'no caminho'!
E, por último, para entenderem porque digo que estão danificadas as persianas e o forro!
Bom, agora faltam mais 9 janelas. Gostei do resultado, além de ser prático e barato! Vou fazer todas com essa lógica, mas cada uma com a sua característica... A próxima já está em projeto. Mas como levo um fim-de-semana para cada uma delas... então vai levar um tempinho pra ficar pronto!!!

sábado, 26 de março de 2011

Mamãe coelha e seus coelhinhos

Continuando com a pintura em madeira, segue uma peça da coelha com seus coelhinhos. Pintei-a há uns três anos. Gosto dessas peças com várias pecinhas (esta comprei na Traços e Cores, aqui em Porto Alegre), pois dão a ideia de um certo movimento - e permitem criar mais um pouquinho!
Já está de prontidão para anunciar a Páscoa!
Detalhe da pintura
Bom fim-de-semana para todas!

terça-feira, 22 de março de 2011

Páscoa: ovos de madeira

Como as casquinhas de ovos quebram muito fácil (embora continue soprando e guardando para pintar) assim que consegui alguém que fizesse os ovos de madeira comecei a pintá-los. Depois também trouxe da Alemanha. Isso já faz algum tempo...
E agora já é fácil encontrar nas casas que vendem peças de MDF ara artesanato. Pintei muitos, mas os que sobraram aqui em casa, são estes.
Penduro-os, junto com outras coisinhas, num galho - como árvore de Páscoa... Quando montar, mostro!

Selinho

Ganhei um selinho da Nádia, do blog Cantinho dos Fofinhos. Nádia é de Portugal e tem coisas bem fofinhas por lá, para se inspirar!
Ofereço o selinho para uma amiga de muitos anos atrás (de outros carnavais!) - agora acabamos nos reencontrando na blogsfera - é a Cris, do blog Decor Invencionices - que também vale a pena conhecer!

As perguntas do selo:

1 – Qual seu nome completo: Marion Creutzberg
2 – Como se autodefine? Criativa, curiosa e com disposição para novas experiências e desafio
3 – O que a motivou a criar o blog? Compartilhar criações e experimentar novas ferramentas da web
4 – O que não pode faltar na sua mala? Atualmente, o celular (para telefone e acesso à web!)
5 – O que lhe dá força para seguir em frente? Família, amigos e espiritualidade
6 – Conte-nos algo de mais engraçado que já aconteceu consigo. Muitas – mas uma rapidinha: pela pressa de sempre, na hora de aquecer algo no forno microondas, digitei a senha do banco ao invés do tempo de aquecimento...

segunda-feira, 21 de março de 2011

Chegou meu prêmio pelo correio!

Há uns dias comentei aqui que fui a sortuda no twitter da CrisTorchia, do blog Ateliê Lua Azul - pra quem não conhece, vale à pena passar por lá!
 Hoje chegou o pacote: um super-kit, para fazer um monte de coisas! Não podeia deixar de mostrar pra vocês. Não parava de sair coisa de dentro da caixa...
MUITO OBRIGADA, Cris!!!!
Certamente isso vai gerar muita postagem por aqui! Aguardem...!

domingo, 20 de março de 2011

Ovo de garrafa pet

Quando postei o ovo de isopor decorado com patchwork embutido, a Paula, do blog Atelier Paula Fonseca (vale conhecer!) comentou que na cidade dela não tem esses ovos. Segue uma outra ideia pra quem quer fazer um "ovão" recheado, mas não tem o de isopor ao alcance.
Minha irmã Liliana que fez, usando uma garrafa pet.
Ela o fez há alguns anos - mas acho que poderia reeditar a ideia!
Não tenho um PAP para mostrar. Mas vejam que são duas partes é uma parte de baixo da garrafa e a outra a parte de cima, até antes do gargalo (minha irmã Carol lembrou desse detalhe), sobrepostas. Os retalhos são colados sobre o plástico... Dá pra inventar e criar a partir da ideia! E também cabe um bom recheio, pois fica com uns 15cm de altura.
Bom proveito!

100 seguidores!?

Agorinha vi que tenho 100 seguidores em meu blog!
É pouco se levar em conta as centenas de seguidores que vejo em tantos super-blogs que acompanho. Mas ter um blog foi algo meio inesperado - e mais inesperado, foi o fato de ser tão interessante essa ferramenta de comunicação, essa rede social... No início imaginei que seria quase um "arquivo virtual - pessoal", que ia postar de vez em quando para guardar ideias das criações... até imaginava que pudesse ser um lugar de compartilhar - mas nunca imaginei o que significaria esse compartilhar, receber visitas (que também já são mais de 8 mil), comentários, olhar e seguir outros blogs, sentir-se ligada a outras pessoas que têm blog...  Enfim, acho que todos vocês sabem bem o que é essa sensação!
Agradeço a todos e todas pela presença aqui - os visitantes, os seguidores!
Continuarei aqui, no meu ritmo possível, aprendendo com outros blogs e com o desejo de contribuir um pouquinho com esse mundo das criações - do Artesanato - Craft - Handarbeit!
Presenteio a todos com uma foto que fiz hoje à tarde: as primeiras flores, da primeira floração em 2011, das Três Marias, no nosso terraço.
Enfim encontrei um lugar adequado para crescerem bem: acho que vão ficar bonitas pendendo sobre o muro! Espero que os vizinhos também gostem!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Terminando a amostra do ovo de isopor

Enfim, terminei a amostra. Nesse meu ritmo, todos que quero fazer, só pra Páscoa 2012!!!! Vou dar uma acelerada - agora já sei o caminho das pedras! PAP aqui.
Gostei do resultado - ainda pode ficar melhor. Usei somente o que eu tinha em casa e acho que fitas mais largas podem dar um resultado ainda melhor!
O legal é que dá pra rechear: com guloseimas ou com lembranças que não engordam! A minha sugestão seriam as especiarias de Páscoa feitas pela minha mãe... mas não tenho nada delas aqui: docinhos integrais com amendoim, bloquinhos de cereais e por aí vão. Uma hora dessas mostrarei tudo aqui!
Então, algumas sugestões para rechear o ovo - que tem 15cm de altura!
Pode ser com chocolate. Nessa caso, são da produção da Tia Chica, de Novo Hamburgo.
Ou, para quem preferir, maquiagens, perfumes, esmaltes...cabe bastante!
Ou, ainda, meias para esquentar no inverno que vem loguinho!
E - recheado ou vazio - pode ser pendurado. Coloquei uma alcinha / argolinha pra isso.
Espero que aproveitem a ideia!
Ah, para fechar, como podem ver, usei fitas. Nos pontos em que as colei (com cola quente), usei fuxicos.

terça-feira, 15 de março de 2011

Ovos de isopor - continuando...

Lembram dos ovos de isopor? Pois é, tô com um em andamento - experimentando o patchwork embutido. A metade tá pronta...
Têm muitos PAP por aí, com certeza ótimos, de gente especialista. Não cheguei a procurar. O que vi foi o marcador de páginas que Jud fez. Mas pra quem quer começar, talvez minhas dicas de iniciante ajudem. É muito fácil! Eu me baseei apenas na explicação de 5 min que minha prima fez quando me deu uma caixa com essa técnica. Não sei como, mas nunca cheguei a ver minha irmã Liliana fazendo as bolas de Natal, também com essa técnica!
Sei que têm instrumentos mais apropriados, mas eu fiz com o que tenho em casa. Precisei de tecidos, cola branca de secagem rápida, estilete comum e um instrumento que minha avó usava para fazer flores.
É só riscar e depois fazer o corte (uns 2 milímetros) com o estilete.
Passar a cola.
Por último, corta o tecido dando uma pequena margem além do risco. Cola no local e aí "afunda" ou "embute" o tecido com uma ferramenta fina, que permita pressão sem estragar o tecido ou o isopor.
E...pronto! Agora falta fazer a outra parte, fazer o acabamento e rechear. Quando terminar, mostro!

domingo, 13 de março de 2011

Espaço de criações...

Compartilho hoje com vocês o meu espaço de criações - um dos meus cantos preferidos por aqui...
...um dia vai ter cara de ateliê!!! Tenho muitos projetos para esse cantinho - vários deles, inspirados em ideias postadas na blogsfera (na Casa de Retalhos, em Sei lá muitas coisas, Bananacraft, no atelier da Verônica, do blog Além da Rua Atelier, por exemplo).
Aqueles caixotes empilhados, fazem parte desses projetos.
O bom desse espaço é que o utilizo só para essa finalidade. Assim, posso começar e deixar paraaaaaaaado - até que tenho tempo para continuar! Outra qualidade boa, é que dá direto pro terraço - então, saio ali para lixar, por exemplo.
Mas só eu me entendo aqui...são muitas caixas, potinhos, pastas - dentro e fora dos armários!
E outro aspecto saudável desse canto é que ele também é o espaço de minha atividade física (quase diária!). Assim, cuido da saúde mental e física :)
Aceito sugestões para os projetos...!

Mostrei aqui:

E não é que ficou bom?

Terminei de costurar a primeira calça, sobre a qual comentei outro dia! Gostei - para a próxima, já sei que tenho que fazer algumas alterações. E espero ficar mais rápida e melhor também!!!
Gostei de inventar uns detalhes! Coloquei um botão e, ao invés de caseado, fiz uma alcinha, achei que combinou com o tipo de tecido e de botão!
Esse outro detalhe eu ia usar para fazer a alça de cinto na parte das costas. Mas acabei não fazendo as alças, fiz uma aplicação!!!

sábado, 12 de março de 2011

Vela em casca de ovo

Já falei das velas que minha mãe faz. Essa semana ela voltou da praia e disse que vai começar a produção de velas de Páscoa. Eu tô aqui, só esperando ver! Enquanto isso, uma amostra pra vocês. Essa foi feita usando a casquinha de ovo como molde...

Selinhos queridos

Essa semana recebi um Meme Literário da Clau do blog Jardim dos Sonhos e da Nina do blog Um ponto e nada mais: duas blogueiras que já considero amigas virtuais, sempre presentes por aqui, com . Muito obrigada pela lembrança!
Quem me conhece sabe que gosto muito de ler e que temos uma biblioteca considerável...e também que, atualmente, por trabalhar com atividades que me exigem muitas leituras, acabo usando pouco tempo para a literatura de lazer. Mas, ainda assim, poderia citar 2 livros  que responderiam a essas perguntas nesse momento de vida:
Comer, rezar e amar, de Elizabeth Gilbert
A soma dos Dias, de Isabel Allende.
Ofereço esse Meme a todos que passam por aqui, mas em especial
à minha filha que se revelou uma grande amante da leitura;
a meus pais que sempre me incentivaram à leitura, lendo livros pra mim desde pequena e depois sempre me presenteando com livros!  e eles são leitores assíduos;
à Sandra e ao Maurílio, de quem ganhei A soma dos Dias, minha leitura atual.

Também da Clau ganhei outro selinho, com o qual ela festeja os 30 mil acessos ao seu blog Jardim dos Sonhos. Parabéns Clau - e obrigada por nos oferecer essas lindas flores!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Alternando criações...

Quem me conhece ou me acompanha há um tempinho por aqui, já sabe que estou sempre alternando entre uma criação e outra. Dependendo do tempinho que sobra no dia faço uma ou outra... dependendo do clima, dá vontade de fazer isso ou aquilo. Os projetos e os começos são sempre vários. Às vezes também é a necessidade de parar entre uma etapa e outra para pensar melhor como continuar! Enfim, enquanto estou fazendo umas coisinhas pascais, também outras estão em continuidade ou em projeto.
Há algumas semanas, numa visita à casa de praia de meus pais, aproveitei os dotes de costura da minha mãe, que me ajudou a fazer um molde de calça.
Na imagem abaixo, ela, ensinando e fazendo... Aula boa essa!
Aqui, molde e cortes feitos. Agora, minha parte - primeiros alinhavos e costuras!
E, é claro, não consegui terminar o tema de casa ainda. Está por ser terminada. E já têm outros tecidos esperando. A ideia é fazer minhas calças, com o corte que gosto, do tamanho certo e com tecidos que gosto... mais adiante, mostro a primeira experiência!

terça-feira, 8 de março de 2011

Páscoa: porta-retrato

Continuando com as ideias de Páscoa, segue uma sugestão fácil para presentear pessoas queridas. Um porta-retrato feito de EVA, para pendurar na porta ou no vão da porta, na janela.
Foi feito pela minha irmã Liliana, de quem eu o ganhei na Páscoa passada.
Na imagem abaixo, uma das peças do porta-retrato, com uma das fotos (minha filha!).
Na segunda imagem, ele inteiro.
O material necessário: EVA colorido, EVA preto, fita / linha/ cordão, 4 fotos, ventosa.
Recorta-se 2 peças pretas, no formato do ovo - aí cola uma foto de cada lado e, em seguida, a borda colorida - em formato de ovo, um pouco menor que a peça preta e vazada. Antes de colar a foto no segundo lado, passar a fita ou cordão, para que seja fixado junto. è como se fosse tudo um "sanduíche"!
Como detalhes, a peça começa e termina com uma flor, que também vai no centro.
Na flor superior, fazer um furo se for pendurar na porta; ou deixar a fita dobrada para fazer uma "alcinha". Caso se queira colocar na janela, o mais prático é colocar uma ventosa no furo, assim:

quinta-feira, 3 de março de 2011

Soprando ovos

A turma da minha geração deve ter soprado muito ovo. Sim, para esvaziar a casca de ovo, a gente faz um furo bem pequeno de um lado e um pouco maior do outro - aí sopra pelo menor e a clara e a gema saem. Depois disso, era só lavar bem, secar e pintar.
Mas agora que a gente consegue de plástico, de isopor, de madeira... quase não se sopra mais! Os de plástico são ótimos para encher com amendoim ou balinhas.
Mas ainda tenho alguns, que não cheguei a pintar! Os maiores, são de ganso. Acho que vou pintá-los!
Ainda me restam poucos (por motivos óbvios!) que pintei há alguns anos.
Mas gosto deles...e continuam fazendo parte da minha decoração de Páscoa! 
Esse grandão, é de avestruz. Deve fazer uns 17 anos que pintei...!