Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Preparando para a Páscoa

Esses dias já falei de Páscoa - aí me segurei mais um pouquinho, mas agora me animei de vez, com os post da Regina e da Jud.
Além disso, com a história do alagamento aqui em casa, tive que esvaziar o baú das decorações - e aí já ficou fora para ver o que tem e começar a deixar em dia.
Começo por uma latinha reaproveitada e que está o ano todo aqui no meu canto de trabalho - porque depois da Páscoa virou porta-lápis!
Forrei a latinha com tecido e por cima colei figuras de Páscoa, recortadas em EVA. Para terminar, os laços com palha... Simples, não? E aí, com guloseimas dentro, só presentear!
E depois de consumidas as guloseimas vira porta-lápis.
Aliás, tudo vira porta-lápis por aqui - os dois à esquerda foram feitos pela minha filha, quando era pequenininha. Ela não quis mais, mas aqui na minha estação de trabalho continua útil!
Segue o modelo do coelho:

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Enfim, portões instalados

Lembram-se dos portões montados com madeira reaproveitada? Estão quase prontos. O sábado rendeu de novo! A pintura está terminada, agora faltam os acabamentos... Mas  mais complicado, mesmo, é instalar... medir e fazer os furos para colocar dobradiça, depois furar parede, colocar bucha, parafusar...deu até calo nas mãos!
Em 2 portões fiz pátina - inspirada nas pátinas da Verônica, do blog Além da Rua Atelier - ela tem explicações ótimas no blog dela, com imagens de cada passo. Para quem quer aprender, fica a dica - e quem não conhece o blog dela, vale à pena!
Um dos portões pintei com pátina azul, com tinta acrílica, no lado externo - que é o que fica para a área de serviço e casinha da Kimy, que têm detalhes azuis. E também porque ela fica pulando no portão e o azul protege um pouco mais!
E o outro lado, que fica para dentro, é clarinho, seguindo a cor da parede. Percebam que no lado esquerdo tem uma outra portinha, que fica aberta para que a Kimy possa circular, mesmo que todo  restante esteja fechado... O que não se faz em função desses bichinhos...
O portão que protege na descida da escada também foi com pátina. Nesse caso com tinta tipo cêra, nas cores verde cromo, siena e estanho. Nesse "canto" ainda falta muita coisa - uma delas é a pintura da escada (já falei que faz poucos meses que moramos aqui e que tem muito por fazer?!) e a ideia é que a escada seja verde...

Esse portão, além de proteger crianças que vêm nos visitar, tem a finalidade de evitar que a Kimy caia... logo no segundo dia após a mudança para cá ela caiu na escada caracol. Desde aquele dia colocávamos um estepe na frente - mas agora vai ser melhor!
E o último, é o que ficou na saída para o terraço. Pintado com tinta esmalte - pois fica mais exposto. Cor clara, da mesma da porta de correr.
Agora, como disse, faltam os acabamentos e umas coisinhas mais que vou "pendurar" neles. Quando ficar pronto, mostro de novo!

Galeria de lembranças e... fui sorteada!

Estava organizando uns arquivos e achei essa foto. É um dos cantinhos no apartamento dos meus pais - que é pequeno e do tipo cada coisa no seu lugar, um lugar para cada coisa.
Lembrei que tinha essa imagem (infelizmente feita com uma máquina muito ruim - um dia faço uma melhor) esses dias, quando vi uma post da Anna Lúcia, do blog Sei lá, Muitas Coisas...
Nesses quadros e porta-retratos as fotos dos pais deles, de outros antepassados...e das filhas,dos netos. Quem me conhecia há 30 anos atrás vai me achar aí na galeria!!!
Têm uns que não são fotos, mas sim pinturas de meu Tio Eduard - sobre o qual já falei aqui - pinturas dos antepassados e também da casa / rua em que moravam na Alemanha.
Enfim, um cantinho muito cheio de recordações.

Ah e aproveitando o post. Ganhei um sorteio no Twitter da @cristorchia - Cristine Torchia, do blog Ateliê Lua Azul.
Que sorte! E eu nem sabia que estava concorrendo ao prêmio para quem fosse a 100° seguidora do Twitter dela... Achei o máximo!
Aliás, não deixem de conhecer o blog dela e da equipe Inspira Arte - e tem outros sorteios correndo lá também!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Chaveiro de fuxico com foto de filho

Uma colega de trabalho vai se mudar e o filho está de aniversário. Então, pensei que um chaveiro personalizado com a foto do filho, seria um presente legal!
No cantinho à direita o `saquinho´ feito com a foto impressa em tecido. Os passos são os seguintes:
Imprimir a foto escolhida em tecido (tem várias empresas que fazem isso), costurar um saquinho e encher com fibra de silicone. Depois costurar o saquinho.
Na sequência, montar um fuxico  grande tipo flor, fazer um outro menor - nesse caso coloquei uma bola de madeira na ponta, passei o cordão no fuxico e na bola.
No saquinho também usei cordão pra fazer uma alcinha com argola de madeira. depois outro cordão para ficar do comprimento e costurar atrás.
Aí fiz uma alcinha pra colocar a argola das chaves. Por cima de tudo isso (esqueci de fotografar), mais um fuxico pra dar o acabamento na parte de trás.
Pra quem quiser, já tem uns outros trabalhos meus de fuxico e fotos:

Final de dia do avesso!

Acabei de dar uma passadinha no blog da Casa de Retalhos, no qual a Regina conta que o dia começou do avesso. Pois bem, aqui em casa, anoiteceu do avesso!
Cheguei em casa do trabalho, depois das 18h. Quando entrei na porta do meu apartamento, já vi que havia algum problema: todo o andar debaixo estava alagado; a escada havia se transformado em cascata - subi correndo e vi que lá em cima estava ainda mais alagado... por tudo! Encurtando a história: limparam a caixa d´água do prédio, deu um problema e desabou água pra dentro do meu apartamento - mas que eles nem perceberam enquanto trabalhavam e como não tinha gente aqui em casa... logo que a empresa veio verificar e garantiu cobrir o prejuízo passei, com a ajuda de minha amiga, 3 horas secando, tirando água com rodo e tentando enrolar os 7 tapetes para colocar na banheira, pra lavanderia buscar amanhã... um dos tapetes tem 6 metros de comprimento - imaginem!
Pois bem, pra não terminar do avesso mesmo, minha amiga chamou uma pizza e agora vim dar uma passadinha no blog antes de dormir...exausta!
Não sei se dá pra ver, mas o chão estava todo molhado - aí um dos tapetes encharcados! E do ladinho, um dos grandes...
Um pouco da cozinha alagada...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Agradável e saudável!

Continuando a postagem anterior sobre as criações de meus pais na casa de praia, mostro a mesa que fizeram para área da churrasqueira. Simples e na altura que permite sentar com as cadeiras de praia. E aqui, um momento de almoço - agradável e saudável!
Detalhe do cardápio - como sempre, feito por minha mãe - da típica culinária alemã, um molho frio, com creme de leite e sardinhas cruas em conserva (pescadas por meu cunhado!) e tudo regado a um bom vinho da serra gaúcha.
Aproveitando os dias de chuva, minha mãe preparou material para o grupo de mulheres que ela conduz em uma comunidade. Precisam ser motivos simples - nesse caso, de patchcolagem. Assim, algumas fazem o bordado-contorno da aplicação e outras o crochê.
E mais um cantinho no jardim...
Esse post está na link party
OurBodiesHisTemple

Selinho em dose dupla

Hoje ganhei dois selinhos, dessa vez da Ângela, do blog Artemanianossa. Mais uma bloggueira-arteira que também é profissional de saúde! Faz muitas coisas, ela mesma e as oferece como ideias para quem visita seu blog! Muito obrigada, Ângela!
Hoje vou "pular" a regra e ofereço a todos que passam por aqui e que têm contribuído, motivando-me continuamente para as CRiações - também com a CRiação desse espaço! Abraço!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O que se faz em 2 semanas...!

Nesse fim-de-semana voltei para a casa de praia de meus pais - sobre a qual fiz algumas postagens durante as  férias por aqui. E nessas duas semanas, muita coisa aconteceu por aqui. Continuam inventando, criando e deixando esse cantinho cada vez mais gostoso, cada vez com mais cara de ninho de família.
Aquelas janelas diferentes, ganharam floreiras - meus pai as fez, minha mãe garantiu as florzinhas.

Essas janelas são da casa. No fundo do terreno, como eu falava nas outras postagens, tem um anexo. A parte central desse anexo era uma área aberta - que agora está com grandes portas de vidro. Resolveram fechar para aproveitar melhor o espaço, também nos períodos de inverno, chuva ... ou até para que, com a grande família por aqui, se possa colocar colchões à noite...
Era assim (minha mãe não vai gostar de ver essa foto de um momento em que estava bagunçado!):
E agora, está assim:
E o mais legal é a história da cortina! Minha mãe costurou uma cortina de chita, para que se possa fechar para proteger do sol ou para o caso de ter gente dormindo em colchões. Feita a cortina, precisavam providenciar o trilho - e queriam um trilho de 6 metros para não ter emendas. Pois bem, foram procurar aqui nas ferragens da praia - encontraram numa que fica há uns 2 km. Trazer no carro, não daria. Pagar frete para um trilho, seria absurdo - então, trouxeram caminhando - um em cada ponta do trilho! Deve ter sido uma cena ótima. E, pra completar, passaram no mercadinho e ainda trouxeram junto com o trilho uma sacola de compras e uma melancia!
Mas o espaço ficou ótimo. Além das vantagens já mencionadas, outros cantinhos foram organizados nese espaço.
Meu pai fez uma bancada para os notebooks (de onde escrevo agora!) e para um videogame de mil novecentos e antigamente, mas que permite muita diversão... Uma instalação com várias tomadas, de diferentes tipos, para carregar celulares e demais equipamentos.
E a máquina de costura também veio para cá - e ganhou apoio numa banqueta que servia de apoio para os pedreiros na construção...
E tem mais criações que encontrei por aqui nesse findi, mas deixarei para o próximo post, para que este não fique tão longo.
É domingo à noite, a semana será cheia - não sei em quando será o próximo!
Mas fiquem todas(os) bem - boa semana!

Na casa de uma amiga

Hoje fui visitar minha amiga Valéria  na sua casa de praia - e comer um delicioso churrasco feito pelo marido dela! Lá encontrei umas coisinhas que fiz há tempos atrás, com as quais a tinha presenteado.
 Uma pequena vitrine de conchas - ao fundo papel reciclado que fiz há uns 20 anos atrás - nem lembrava mais que também já fiz disso (tenho que retomar!)
Um porta-retrato que está precisando de manutenção (!!)
Outro porta-retrato
E um pendurico com peças de madeira

Selinho para blogs que são um mimo

Essa ideia de selinho é uma prática que permite ir criar ou reforçar laços e oferecer gentilezas e reconhecimento. Hoje ganhei um da Eva, do blog Puxe a cadeira e sente - ela é uma blogueira muito dedicada - a vejo se manifestando em muitos blogs e também consegue fazer várias postagens por dia. Obrigada pelo presente, Eva!
E devo indicar outros blogs. É, como sempre, difícil restringir-se  alguns. Mas citarei hoje aqueles que, até o momento, mais tem me inspirado e com os quais tenho tido já alguma interação - com algumas por mais tmpo, outras ainda mais recentes.
Algumas, são tão populares, já ganharam vários selinhos e já têm o reconhecimento de muita gente na blogsfera! Mas se alguém que passa por aqui não os conhece ainda, não deixe de fazê-lo!
Às abaixo listadas, muito obrigada pelo incentivo e motivação contínuas!
Jud - Jud-artes
Anna Lúcia - Sei lá, muitas coisas
Lídia - Lídia Luz

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Para guardar os esmaltes

Minha filha tem 15 anos e ama pintar e cuidar das unhas. Estão sempre em dia...
Pra isso, mesmo indo na manicure, tem sua coleção de esmaltes (e que eu aproveito também!!!). Precisava de um lugar legal para colocá-los.
Ai lembramos da cesta-caixa que ela ganhou, ao nascer, da Suely e foi usada, primeiro, para colocar o potinho do algodão, o pote de paninhos higiênicos, o hipoglós ... enfim, coisas para cuidar do bebê.
Depois passou a porta-treco. Era assim, rosinha com azul e ursinhos coloridos colados ao redor (foto horrível, mas foi a única que achei...).
Para renovar a caixa retirei os ursinhos, mas isso "machucou" a caixa - os retalhos e flozinhas coladas tiveram a função de esconder o machucado.
A alça revesti com tira de tecido, o fundo também foi revestido com tecido.
Para caracterizar a função, uma fita adesiva temática - que também foi colada no frasco de vidro.
As cores, para combinar com o resto do quarto,  rosa, preto e dourado.

Restauração de caixa de madeira (Marion, 2010)
Esse post está no Mosaico da Casa Corpo e cia.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Páscoa, já?

Quando a Bela, do blog Chá de Baunilha falou a primeira vez em Páscoa, lá em janeiro, já me inspirei - afinal, para estar pronto na Páscoa, tem que começar cedo, não é?
Esses ovo de isopor revestido de fuxico é bem fácil de fazer. Usei retalhos de malha laranja e branca (juntei lá na confecção da minha prima!) e, para fixar, alfinetes com uma miçanga e lantejola.

Dá pra cobrir tudo com fuxicos também. Mas como o tempo aqui é mais curtinho, resolvi revestir uma parte direto com a malha! 
Ah, e esse ovo é em duas partes, assim:
A outra ideia seria fazê-lo, efetivamente, em duas partes e fechar com uma fita. Assim pode-se rechear com alguma surpresa! É claro que, nesse caso, não da pra usar alfinetes - tem que usar cola para fixar. Acho que o patchwork embutido ficaria legal! Tentarei...

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Reciclando...

Já é hábito dela, mas ainda motivada com algumas postagens da Jud, do blog Jud Artes, minha mãe aproveitou um vasilhame de água e transformou em um vaso pendente...com as florzinhas "onze-horas" - lá na praia.
E falando em flores... na última semana de dezembro, já fora de época, ainda semeei uns girassóis, de um pacotinho de sementes que minha filha comprou. Brotaram durante o mês em que as flores foram molhadas pela irrigação, da qual falei outro dia - e essa semana vi nascer botões!
Ficarei aqui na torcida, olhando todo dia! Já pensou? Girassóis no meu terraço?


Esse post está:

Selinho com rosas

Mais um selinho que ganhei da Clau, do Jardim dos Sonhos - lindas rosas.
Regrinha básica: para merecê-lo, de fato, tenho que citar 7 coisas que gosto: ser mãe, fazer parte de uma família linda, ser enfermeira, ser professora, ver meus alunos ficarem melhores que eu, usar minhas habilidades criativas e conhecer as criações de outros.
A partir desse último ponto homenageio, hoje, um blog ainda novinho, mas cujos bloggeiros conheço há muitos anos: Bugstudium 
Ademais, fica o abraço a todos e todas que passam por aqui...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Enfermeiras estudiosas

Passei boa parte do dia trabalhando num artigo sobre Qualidade de Vida de Idosos, uma das minhas linhas de pesquisa.
E aí lembrei dessas enfermeiras lindinhas e estudiosas, feitas de Biscuit pela minha irmã Caroline.
Deve fazer uns 10 anos que pedi pra ela fazer um monte -  na época, dei de presente para minhas amigas enfermeiras que estavam fazendo seu mestrado ou doutorado...
Enfermeiras de Biscuit (Caroline, 2000)
E aqui elas ficam, do meu ladinho, me inspirando para as atividades do dia seguinte, nas quais coloco a maior parte de minhas energias! Aqui é lugar de falar de outras criações, mas se alguém tiver curiosidade de saber sobre minhas pesquisas... pode ver na Plataforma Lattes...