domingo, 28 de novembro de 2010

Advento chegou...

Hoje foi o primeiro domingo de Advento (os quatro domingos que antecedem o Natal) e ganhei esta coroa de advento - feita por minha mãe. São quatro pequenas velas (2 anjos e dois pinheiros), muito delicadas. Reparem que também a base é de cera, na qual todas as peças foram fixadas enquanto a cera ainda estava líquida.
Velas da Vanda
Tem coisa mais inspiradora do que colocar uma música de Natal e passar horas decorando a casa? Parar um pouco, nessa época em que todos corremos, e curtir esse momento, é muito bom! E, claro, grande parte dos enfeites, feitos por mim, pela família e pelas amigas - novos e muito antigos, também! Aos poucos, vou mostrando.
Detalhes do pinheiro. Enfeites com miçangas. Estrelas de madeira. (Marion , 2006)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Porta-lenços

Achei, numa das lojas em que compro as peças de MDF, um "porta-caixa-de-lenço-de-papel". Achei bem útil e prático. Pintei e fiz decopage, utilizando faixas adesivas. Gosto de usar faixas adesivas e ampliar ou adaptar algumas das ilustrações.
Porta caixa de lenços de madeira (2010)
Detalhe, com ampliação de uma das casinhas.
Enquanto pintava lembrei de um porta-lenço que ganhei há muitos anos ... no tempo em que a gente usava lenços de tecido (faz tempo!). Ganhei o presente de minha avó (Oma) - guardei, junto com alguns lencinhos nos quais ela fez o crochê!


terça-feira, 16 de novembro de 2010

E.V.A.

O EVA (Etil Vinil Acetato) é um material muito interessante e permite muitas CRiações. No entanto, para que os trabalhos feitos com esse material sejam também interessantes, é preciso cuidado no recorte (facilmente fica picotado, torto) e na colagem.
Serve muito bem para penduricos de janela, pois o material é resistente e mantém a cor por muito tempo.
Guirlanda de janela - EVA (2010)
Também fica bem na confecção de enfeites de Páscoa, Natal ou de festas de aniversário. Os estampados ficam alegres em enfeites de Páscoa,por exemplo.
Pendurico de Páscoa (2008)
Fazer uma base preta de EVA ajuda a dar um bom acabamento e realça as ilustrações.
Detalhe de guirlanda de Natal (2008)
Penduricos vazados com a base preta de EVA mais grosso, também ficam bonitinhos.
Pendurico feito pela Liliana (2007)
Composição de estampados, como se fosse um patchwork... Já a combinação com outros materiais precisa ser cuidadosa.
Pendurico (2008)
O corte pode ser feito com tesoura ou, no caso dos vazados, com estilete. Lojas especializadas vendem figuras pré-cortadas - às vezes são úteis, como essas pequenas figuras na "placa" do nome.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Costuras, muitas costuras

Minha mãe é uma costureira de mão cheia.
Sempre costurou nossas roupas.
Vejam só o charme dessa roupas infantis!
Vestido (1966)
Conjuntinho (1968)
Mais tarde, para os netos...

Para os netos crescidos também!
Esse "canguru" de soft é muito gostoso no inverno!

Crochetando

Aprender crochê também fez parte dessa trajetória de CRiações, como já comentei outro dia em a família ensinando a criar.
Mas eu queria aprender fazendo algo que pudesse usar. Assim, aos 13 anos, comecei aprendendo crochê com essa blusa, cujo modelo adaptei de uma descrição na revista Burda - Spass an Handarbeiten.
Blusa de crochê com rosas
Detalhe da rosa

Bordando com lantejoulas

Minha filha foi ginasta - ginástica rítmica. Além da beleza desse esporte, há a beleza das malhas também. E eu amei bordá-las...com muitas lantejoulas, miçangas e strass!
Essa malha rosa foi a primeira com mais detalhes. Ela foi usada em uma série que tinha como música um Can-Can e,por isso, tem as características das roupas dessas dançarinas.
Malha de ginástica


Detalhe da malha
Essa foi ainda mais trabalhada...

Mais bordados

Dá pra misturar bordados com tricô, como nesse colete feito por minha mãe:
Feito por Vanda (2006)
Detalhe do tricô

Bordados

Como já comentei em outro post, bordado foi uma dos primeiros aprendizados. Em vários trabalhos os fundamentos do bordado acabam sendo utilizados: em customizações, patchwork ou misturando com pinturas.
Quando éramos crianças, frequentemente ganhávamos, de presente de minha avó paterna, bordados - que já vinham riscados e com as linhas, comprados na Casa Meyer, em Blumenau!

Uma das toalhas que bordei. O crochê foi ensinado pela avó materna. (1986)

Minha mãe e minhas irmãs também bordam...
Cortinas bordadas por minha mãe (1983)

Bordados da minha irmã Carol.

Detalhes de uma toalha que a Carol está bordando agora!

Quadro bordado pela minha irmã Débora: em 1995, com os dados de nascimento de minha filha

domingo, 14 de novembro de 2010

Penduricos

Janelas enfeitadas com "penduricos" são muito comuns na Alemanha - em grandes janelas e sem grades. É uma forma de manter a vista florida mesmo nos longos invernos...
Janela na casa de uma amiga na Alemanha
Assim, também em nossa família tínhamos essa forma de enfeitar as janelas. Hoje, já se vê isso como prática geral nas casas em nosso meio, no Brasil.
E eu sempre gostei de inventar penduricos - gosto potencializado pelas amigas, irmãs e cia. Têm os de seda, de madeira com miçangas e os de EVA.
Madeira + miçangas
Mais penduricos com peças de madeira pintadas e entremeadas com miçangas.
Madeira (Marion)
Detalhe - pintura em madeira (Marion)
Os penduricos podem estar nas janelas, na passagem de portas, em escadas...
Madeira + miçangas (Marion)
Penduricos de voal, pintado com a técnica da pintura em seda - são delicados e fcam muito bem nas janelas!
Voal esticado em aro de metal - pintura em seda (Marion)
E os de EVA...
EVA, feito pela Liliana
EVA + miçangas (Marion)

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Renovando móveis

Renovar móveis também é algo que "herdei" da família. Lembro de minha mãe tirando tinta velha e pintando, meu pai refazendo ou construindo móveis.
Esse era um baú de uma cama que meu pai fez pra mim. A cama já foi cor de louro freijó, já foi lilás e agora virou um aparador, verde, pintado com pátina cera. (2008)
Essa prateleira, comprada no Brique da Redenção (Porto Alegre-RS), usei por um tempo para violetas na garagem. Agora, precisava de algo pertinho da máquina de costura...e renovei, também com cera pátina, cor siena e estanho. O mesmo tipo de renovação apliquei na mesinha - que foi a mesa de centro da primeira sala da minha mãe - tem mais de 40 anos!
Prateleira renovada
Mesa renovada com cera pátina

Paredes decoradas

Um dia desses dei um presente para a diretora da escolinha de minha filha - uma casinha de passarinho. Ela gostou e perguntou se eu não queria decorar paredes da escola. Topei!
Achei legal a ideia de passar alguns dias lá dentro, na companhia de minha filha e garantindo que ela tivesse, por meio das pinturas, um pouquinho de mim por ali!
Minha filha "brincando com a girafa"
Cada parede tinha uma motivação, dependendo da idade, da sala, das atividades realizadas no espaço.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Serigrafia!

No início da década de 80, lá por 1984, aprendi a fazer serigrafia. A primeira experiência foi com um "kit artesanato", que ganhei de presente, da Alemanha.
A partir daí fui aprendendo. Primeiro, fazia a arte e mandava fazer as telas. Depois, meu pai construiu um equipamento para revelar e fazer as telas.
O que mais fiz, foram cartões - de Natal,de aniversário...
Mais tarde, também algo de estampa em tecido...Os cartões serviram, em diferentes situações, também para gerar renda, por meio da venda, instituições filantrópicas.
 

 

domingo, 7 de novembro de 2010

Pequenas mãos

Ter as pequenas mãos da minha filha acompanhando pinturas e CRiações foi ótimo... Agora elas já são maiores, mas de vez em quando se anima a fazer junto!

Um pintura que virou almofada... (5 anos)
Pintando ovos de Páscoa (6 anos)
Pintando uma casinha de bonecas (7 anos)
Ajudando a pintar o panô do quarto dela (7 anos)
Almofada - tarefa de escola (10anos)

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...